Visitas Escolares

Visitas Escolares
 

Como agendar uma visita?

 
As visitas mediadas acontecem de terça à sexta-feira, às 10h e às 14h. Para as escolas particulares o valor da entrada é de R$10,00 por aluno (inclusos material de apoio e visita mediada) e os acompanhantes (auxiliares, professores, coordenadores etc.) são nossos convidados.
Por meio da parceria firmada com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o MIAN oferece gratuidade para estudantes de escolas públicas, mediante disponibilidade e agendamento.

Solicitamos que as crianças estejam sempre acompanhadas dos profissionais responsáveis, durante todo o percurso, para ajudar no sucesso da visita.

Caso haja interesse em agendar uma visita mediada, escolha a que for mais adequada e envie um email para socioeducativo@museunaif.com e nós retornaremos o contato.

Gostaríamos de lembrar que estamos abertos a novas propostas. Disponibilizamos para os educadores informações preliminares à visita, plano de visita e sugestão de material para leitura e atividades para sala de aula. Essas informações podem ser acessadas na área Espaço do Educador. Após fazer a sua visita, não esqueça de preencher o formulário de avaliação das visitas mediadas, disponível aqui.

 

 

Naïf para Nenéns

 
Faixa etária: 03 meses a 01 ano ou 01 a 03 anos
Duração da atividade: 30 a 40min de atividade mediada + livre visitação
Capacidade: Até 16 bebês por visita (cada bebê deverá estar acompanhado de pelo menos 01 adulto responsável)
Valor: R$20,00 por bebê (um acompanhante tem gratuidade)
Dinâmica: Durante a visita, adultos e nenéns são convidados a vivenciar uma experiência estética e afetiva, buscando o encantamento pelas obras de arte, suas cores, texturas, formas e luminosidades, além de interagir com o ambiente do Museu. A cada mês, o Naïf para Nenéns apresenta um tema diferente e a equipe de arte-educadores escolhe uma obra a partir da qual são desenvolvidas as atividades sensoriais. Consultar programação do mês.

 

Arte Naïf em Cinco Sentidos

 
Faixa etária: 04 a 06 anos
Duração da atividade: cerca de 1 hora e 15 min
Exposições visitadas: “Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz”, “Rio de Janeiro Naïf”, “Rio(s)” e “Mestres Naïfs Brasileiros”.
Dinâmica: A ideia é proporcionar aos pequenos visitantes uma apreciação das obras utilizando não apenas a visão, mas também o tato, o olfato, o paladar e a audição. Para isso, as educadoras do museu prepararam um roteiro com dinâmicas, jogos e brincadeiras que instigam e estimulam diferentes sensações e percepções das crianças. Todas as dinâmicas estão relacionadas com as exposições visitadas e suas obras.

 

Minha Primeira Visita ao Museu

 
Faixa etária: 3 a 5 anos
Duração da atividade: cerca de 1 hora e 15 min
Exposições visitadas: “Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz”, “Mestres Naïfs brasileiros”, “Rio de Janeiro Naïf” e “Rio(s)”.
Dinâmica: As crianças são recebidas na varanda do Museu, sentam em uma roda e são apresentadas a perguntas norteadoras:“O que é um museu? Para quê ele serve? O que fica guardado no museu?” A marionete MIAU ajuda a fazer um “combinado” sobre os comportamentos esperados dentro das salas expositivas antes de entrarmos no Museu. Durante a visita, utilizaremos recursos como, canções, jogos, contação de história e movimentos corporais para estimular a interatividade com as obras.

 

Meu Rio de Janeiro Querido

 
Faixa etária: 5 a 7 anos
Duração da atividade: cerca de 1 hora e 15 min
Exposições visitadas:“Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz”, “Rio de Janeiro Naïf” e “Rio(s)”.
Dinâmica: As crianças serão apresentadas ao painel “Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz”, a partir do qual será realizada a brincadeira do Lince. Em seguida, passearemos pela exposição “Rio de Janeiro Naïf” que conta com elementos sensoriais onde os alunos poderão tocar em esculturas inspiradas em algumas das obras expostas. Ao longo da visita, os alunos serão convidados a lembrar de músicas, imaginar os diversos elementos que compõem a paisagem sonora dos bairros do Rio, auxiliados por jogos e áudios que enriquecerão a visita.

 

Livro-Jogo

 
Faixa etária: 7 a 11 anos
Duração da atividade: cerca de 1 hora e 30 min
Exposições visitadas: “Rio de Janeiro, gosto de você, gosto dessa gente feliz”, “Rio de Janeiro Naïf”, “Homenagem a Rousseau” (vídeo-instalação) e “Brasil, 5 Séculos”.
Dinâmica: Os alunos serão recepcionados na varanda do Museu. A partir da pergunta norteadora proposta pelos arte-educadores, “O que é arte naïf?”, se dará uma troca de ideias com as crianças e os professores. As crianças irão refletir sobre o que são museus, e para quê servem. A palavra “naïf” será apresentada e as crianças serão estimuladas a imaginar sua origem e seu significado. O “Livro-jogo” será distribuído e utilizado como fio condutor durante o percurso da visita. Entre as atividades propostas temos: caça-palavra, charadas, desenhos e caça aos personagens. As crianças também serão convidadas a desenhar como os pintores naïfs e os trabalhos poderão ser entregues para os arte-educadores e selecionados para a nossa “Galeria Virtual Mianzinho” que fica na página do Facebook do MIAN.

 

Crônicas do Rio de Janeiro

 
Faixa etária: a partir de 10 anos
Duração de atividade: 2 horas
Exposições visitadas: “Rio de Janeiro Naïf”, “Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz”, “Homenagem a Rousseau” (vídeo-instalação) e “Brasil, 5 Séculos”.
Dinâmica: Nesta visita, ao percorrerem os três andares de exposição, os alunos serão apresentados à arte naïf, seus conceitos e contexto na história da arte. Durante a visita, eles serão conduzidos por um passeio pela Cidade Maravilhosa, observando as belas paisagens e pontos turísticos retratados nas pinturas dos naïfs brasileiros. Serão apresentadas obras icônicas inspiradas na beleza e na história do Rio de Janeiro, momento em que será instigada a troca de ideias e compartilhamento de histórias e impressões sobre a vivência de cada um na cidade. Em seguida, os alunos serão convidados para a atividade “Este é o meu Rio de Janeiro” onde produzirão um desenho retratando um local da cidade em que tenham vivido uma experiência marcante, contando em um pequeno texto a sua crônica. No final, todas as crônicas serão reunidas como se fosse um livro e a escola levará de lembrança as crônicas da turma.

 

Brasil, 5 Séculos

 
Faixa etária: a partir de 12 anos
Duração da atividade: 2 horas
Foco expositivo: “Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz”, “Rio de Janeiro Naïf”, “Rio(s)”, “Homenagem a Rousseau” (vídeo-instalação) e “Brasil, 5 Séculos”.
Dinâmica: Os alunos farão um passeio pela História do Brasil seguindo a linha do tempo da monumental obra “Brasil, 5 séculos” (1,40x24m), de Aparecida Azedo, que reconta nossa história desde a chegada dos portugueses até a fundação de Brasília. A tela mostra 19 episódios históricos intercalando acontecimentos importantes, como a execução de Tiradentes, com ciclos econômicos. Complementando o painel, a exposição apresenta obras de artistas naïfs portugueses e brasileiros que contam outros episódios significativos do nosso passado. Além das obras de arte naïf, a mostra conta com um jogo digital que propõe a construção de uma linha do tempo onde os alunos são desafiados a colocar os episódios embaralhados em ordem cronológica, e com um grande mapa que reúne os desejos dos visitantes para os próximos 500 anos do nosso país, onde a interatividade é estimulada. Para finalizar, propomos uma atividade que desconstrói a linha do tempo e convida os alunos a imaginarem encontros históricos improváveis entre diferentes personalidades da nossa história: o que diria Pedro Álvares Cabral para um escravo que luta pela sua liberdade? Como seria a conversa entre Tiradentes e Getúlio Vargas?

 

Arte Naïf e seus Artistas

 
Faixa etária: a partir de 7 anos
Duração de atividade: 2 horas
Exposições visitadas: “Mestres Naïfs Brasileiros”, “Rio de Janeiro Naïf”, “Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz”, “Homenagem a Rousseau” (vídeo-instalação) e “Brasil, 5 Séculos”.
Dinâmica: Nesta visita será apresentada aos alunos a arte naïf através das histórias por detrás das pinturas, do universo particular dos artistas naïfs. Durante a visita, os alunos percorrerão as exposições aprendendo a reconhecer os diferentes traços, nuances, paleta de cores, tipos de tinta e temas de preferência, assim como conhecendo a vida e obra dos principais artistas do acervo do MIAN. Os alunos conhecerão as motivações, histórias de vida, curiosidades e como os artistas se tornaram artistas naïfs, ampliando a percepção sobre o quadro ao compreendê-lo como parte de um mundo que vai muito além de suas molduras. Em seguida, os alunos serão convidados para a atividade “Qual o seu olhar?” onde produzirão um desenho retratando um mesmo local ou cena sugeridos por nossas arte-educadoras, onde poderemos perceber como cada aluno tem o seu olhar particular e único sobre um mesmo tema, assim como os artistas naïfs.

 

Volta ao Mundo Naïf

 
Faixas etárias: de 3 a 5 anos, 6 a 10 anos e 11 a 18 anos
Duração de atividade: 1h30 a 2 horas
Exposições visitadas: “Homenagem a Lucien Finkelstein”, “Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz”, “Homenagem a Rousseau” (vídeo-instalação) e “O Mundo Naïf do MIAN”.
Dinâmica: Nesta visita será apresentado aos alunos o mundo da arte naïf através das obras da nossa exposição internacional “O Mundo Naïf do MIAN”. Durante a visita, os alunos viajarão pelos continentes conhecendo as diferentes expressões, traços, cores e culturas dos países de nosso acervo, explorando as bandeiras, costumes e curiosidades de cada lugar. Os alunos receberão um ‘Diário de Bordo’ para poderem registrar em desenho e escrita tudo que lhes chamar atenção nessa aventura ao redor do mundo.
A visita será adaptada para cada faixa etária, explorando diferentes aspectos desse universo de possibilidades.